ATIVIDADES
Monitoramento da Atividade Pesqueira
A pesca é uma das atividades humanas mais importantes, constituindo-se em fonte de alimento, comércio, renda e lazer para grande parte da população, que reside nas margens de rios de médio e grande porte.
Nos primeiros anos de formação de um reservatório hidrelétrico passam a predominar espécies mais bem adaptadas a colonizar o ambiente lêntico, conhecidas como “espécies forrageiras”, que podem ocasionar um incremento substancial nos índices de captura na área do reservatório.
Peixes de pequeno porte com grande capacidade reprodutiva e elevada plasticidade alimentar, tornam-se um recurso muito disponível para os peixes de hábito piscívoro. Assim sendo as espécies de ciclo de vida curto, crescimento rápido e alto potencial reprodutivo, terão vantagem na colonização do novo ambiente.
Dessa forma é esperado que haja um incremento marcante de peixes piscívoros (“canibais”), uma vez que seu alimento está amplamente disponível. A abundância desses peixes pode aumentar o interesse da pesca esportiva e da pesca profissional.
Programas de Monitoramentos da Atividade Pesqueira contemplam ações de visam reduzir os impactos sobre a fauna aquática e de modificação das condições atuais para pesca comercial, esportiva e de subsistência.