ATIVIDADES
Monitoramento Limnológico e da Qualidade da Água
Um programa de monitoramento ecológico pode ser definido como a tentativa de identificar mudanças nas variáveis bióticas e abióticas de maneira a gerar propostas de manejo para viabilizar o uso futuro dos recursos existentes. Assim sendo, o monitoramento limnológico trata especificamente da qualidade da água dos ecossistemas aquáticos continentais, incluindo rios e lagos.
Abrange tecnicamente a coleta periódica associada à análise de dados e informações de qualidade da água para propósitos de efetivo gerenciamento dos ecossitemas aquáticos.
É importante ressaltar, que, além do conhecido caráter técnico de diagnóstico, qualquer análise sobre a importância do monitoramento limnológico demanda a inclusão da pesquisa científica, a qual pode ser amplamente subsidiada pelas ações ou mesmo pelos dados desse monitoramento.
Ela contribui para tornar as ações para mitigação da degradação ecológica mais eficientes e viáveis economicamente, pois permite a geração de informação, recurso-chave de administração na sociedade humana.
Todas as transformações fisico-químicas e biológicas nos recursos hídricos também são alvo das ações da Naturae, que consta com parceiros de capacidade técnica reconhecida e certificada.
Bioindicadores Ambientais
Ecotoxicologia
Estudos de Potencialidade Ecoturística
Estudos de Impacto Ambiental (EIA)
Inventariamento Taxonômico da Fauna Terrestre e Aquática
Monitoramento e Controle de Vetores e Zoonoses
Monitoramento Limnológico e da Qualidade da Água
Monitoramento de Zoobentos, Fitoplâncton e Zooplâncton
Monitoramento Socioeconômico
Planos de Estruturação e Manejo de Unidades de Conservação
Projetos Básicos Ambientais (PBA)
Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA)
Resgate e Monitoramento da Ictiofauna (Peixes)
Resgate e Monitoramento da Fauna
Supressão da Vegetação
Programas de Educação Ambiental
Monitoramento da Atividade Pesqueira
Sistema de Baixa Voltagem Para Orientação de Peixes
Monitoramento Bioacústico